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Gatilhos mentais: porque aplicá-los em sua estratégia de marketing digital em BH

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais: porque aplicá-los em sua estratégia de marketing digital em BH

Você já parou para pensar o que pode fazer com que as suas vendas aumentem? Quais as estratégias utilizadas pelas grandes empresas? Se sim, hoje nós vamos te apresentar os Gatilhos Mentais.

Todo bom marketing tem como princípio enviar uma mensagem ao cérebro do consumidor. O intuito disso é passar uma mensagem que consiga convencê-lo da importância de adquirir um determinado produto e uma das formas de realizá-lo é por meio dos gatilhos mentais. Eles são importantes porque toda decisão de compra exige esforço do nosso cérebro, muitos deles geram reações de forma inconsciente que são capazes de interferir nas decisões diárias.

Os gatilhos mentais usam a maneira como nosso cérebro trabalha buscando o tempo todo otimizar processos para economizar energia. Eles são ideias prontas utilizados a qualquer momento do texto, com o intuito de valorizar o produto e quebrar objeções. Você ativa um gatilho sempre que toma uma decisão de forma automática, sem pensar muito sobre o assunto.

Eles são utilizados para facilitar as decisões que nossos cérebro toma, evitando o desgaste mental. Pois diariamente temos que tomar inúmeras decisões. E para o marketing os gatilhos mentais estão relacionados ao poder de persuasão ligado aos instintos dos consumidores, principalmente por meio das emoções destes. Essa é uma excelente estratégia para engajar o consumidor e fazê-lo apaixonar-se por seus produtos e marca.

Existem diversos gatilhos que você pode aplicar à sua estratégia, cada um deles tem suas características específicas e irão te auxiliar em diversas formas de abordagem de marketing. Para você compreendê-los melhor, separamos três deles:

Gatilho da Curiosidade

O gatilho da curiosidade é muito utilizado. Ele trabalha com a teoria do intervalo de informação de George Loewenstein, ou seja, quando existe um espaço em branco entre aquilo que sabemos e aquilo que queremos saber, somos motivados a ir em busca da informação.

Quando estamos em busca de uma informação e encontramos aquilo que procurávamos, o nosso cérebro passa por uma sensação de prazer, pois ficamos satisfeitos ao descobrir a resposta que procurávamos.

Você pode utilizá-lo muito com informações polêmicas, afirmando algo controverso em um título que irá fazer com que a pessoa queira ler todo o texto para saber a resposta. Mas você precisa ser convincente ao oferecer a resposta.

Alguns exemplos de uso desse gatilho:

“Não aguento mais isso!”

“Existe várias maneiras de resolver isso. vou te contar a segunda mais importante…”

“Você comete esse erro básico em…”

Gatilho da Autoridade

Esse gatilho é ativado quando a empresa se posiciona como especialista, autoridade em um determinado assunto. Isso ocorre quando você consegue provar ao cliente que é um especialista em determinado assunto, fazendo com que as pessoas acompanhem a sua marca. Alguns exemplos:

“Empresa certificada pela…”

“O método de investimento utilizado por …”

“A loja indicada pela ….”

Gatilho da Escassez

Esse gatilho funciona com a ideia de raridade de algum produto e serviço, o que faz com que o seu valor aumente. Ele trabalha diretamente em nosso inconsciente, pois ao saber que um produto é escasso e que não é fácil obtê-lo, faz com que tenhamos uma urgência em adquiri-lo antes.

Segue alguns exemplos:

“Restam poucas unidades”

“Acaba amanhã”

“Somente 20 vagas”

Esses são apenas alguns exemplos de gatilhos mentais que podem ser trabalhados através da sua marca. Se você deseja aplicá-los com eficácia em sua estratégia de marketing digital em BH, entre em contato conosco. Nós podemos auxiliá-lo. Entre em contato conosco agora mesmo.