19 fev Quer espionar seus concorrentes? Conheça 8 ferramentas incríveis!
Espione as keywords, o alcance da fanpage, os sites que mandam visitas, enfim, tudo! Veja como espionar seus concorrentes com 8 super ferramentas.
Outro dia, estava lendo um artigo interessante do Anderson Chipak no Escola Dinheiro, que falava sobre como é importante derrubarmos os concorrentes que não estão indo muito bem ou não estão se dedicando o bastante. E ele tem total razão! Hoje em dia, se não estamos antenados com a concorrência há um sério risco de nossos sites ficarem para trás, sem ao menos entendermos o por quê. Como já dizia Dom Corleone no filme O Poderoso Chefão: mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda. Por isso, vou mostrar algumas ferramentas que eu mesmo utilizo para minhas pesquisas e que imagino que muita gente de repente não conhece.
Por que espionar seus concorrentes?
Existe uma série de motivos:
– Entender quais as palavras-chave e assuntos que levam mais visitas e tentar postar sobre esses assuntos.
– Analisar de quais sites ou redes sociais seu concorrente recebe visitas e tentar receber visitas dessas mesmas fontes.
– Entender de onde vem os links deles para ver onde vale a pena investir
– Analisar onde eles tem acertado ou errado, aprender e crescer com os erros e acertos dos concorrentes.
Não estou dizendo que se deve copiar tudo o que o concorrente faz, mas uma análise detalhada pode te dar insights que podem dar excelente retorno em visitas e presença social.
8 ferramentas incríveis para espionar seus concorrentes
Separei 8 ferramentas que possibilitam alguma análise, mesmo no plano gratuito:
Similarweb.com
O Similarweb te entrega praticamente um dossiê dos seus concorrentes: de onde vem as visitas, qual porcentagem vem do Google, de que redes sociais vem mais visitas e até quais as keywords mais trazem visitas dos buscadores. Além disso, mostra em que outros sites as pessoas entram além desse e se existem sites parecidos. É interessante tanto para analisar os concorrentes quanto para analisar seu próprio site. Veja aqui.
HubSpot Marketing Grader
Parte superior do formulário
Essa é uma ferramenta realmente bem bacana, tanto para analisar seu concorrente, quanto seu próprio site. Ele entrega um relatório bem completo em seu email sobre presença social e nas mídias online. Costuma ficar enviando informativos, mas é só cancelar se começar a ficar demais. Clique e conheça.
Keyword Spy
Com esse site é possível observar as keywords orgânicas e de ppc através das quais seus concorrentes mais conseguem visitas. Aceita sites de todo o mundo e parece um pouco com a famosa Semrush, possuindo também planos pagos. Clique e conheça.
Com ele é possível saber tudo sobre as fanpages dos seus concorrentes, as interações e muito mais. Claro que os detalhes só pagando, mas mesmo no modo gratuito é possível extrair informações interessantes. Conheça aqui.
Open Site Explorer
O Open Site Explorer analisa seu site em termos de SEO e links, e o compara com os concorrentes. A ferramenta é gratuita, mas de uso limitado. Contudo oferece planos pagos com informações excelentes.
Alexa.com
O Alexa é um ranking que muitas agencias insistem em usar. Embora atualmente eu já não confie tanto em seus dados, fornece um panorama bem legal dos sites concorrentes, comotop keys e volume de tráfego. Bom para ter ideias do que postar.
Ahrefs
Quer saber de onde que seu concorrente tem conseguido links? O Ahrefs pode e vai te ajudar bastante nisso. Com ele você consegue saber de onde estão vindo os links, o volume, e pode tentar conseguir links dos mesmos sites. Também é possível ver se seu concorrente faz Black Hat ou não. Site deles aqui.
Wayback Machine
Ferramenta interessante que possibilita ver como era o site do seu concorrente. Isso ajuda a diagnosticar o que foi mudado e aparentemente pode ter dado melhores resultados. Muito útil se estivermos falando de e-commerces ou sites de vendas, mas mesmo blogs e sites de conteúdo podem se beneficiar dessa análise. Clique e conheça.
Fonte: Mestre dos Sites