16 set Quatro erros que você pode evitar no Marketing Digital
Marketing Digital. Essa expressão faz parte do nosso dia a dia há algum tempo e a todo momento ouvimos falar de “estratégias infalíveis”, que prometem uma verdadeira chuva de clientes, e consequentemente, um faturamento nas alturas.
É preciso ter muito cuidado com isso. Alcançar resultados no Marketing Digital requer, entre outros requisitos, planejamento, investimento e observação diária do que dá e o que não dá certo. Hoje, listamos alguns erros comuns que você pode evitar nesse processo.
1- Falta de Planejamento Inicial
O planejamento inicial é como um mapa para uma longa viagem: ele te ajuda a chegar no seu destino, aponta o caminho. Ter um plano e saber quais os canais usar, a linguagem (como vou falar com o público) e os objetivos (conversão, relacionamento, aumento pela procura de determinado produto/serviço) é fundamental.
2 – Não avaliar a concorrência
Esse tópico não tem nada a ver com aquela ideia que “a grama do vizinho é mais verde”. Você não precisa copiar seus concorrentes, mas, observar o que eles estão fazendo no Marketing Digital é importante. Atualmente existem ferramentas que produzem relatórios detalhados sobre sites, com essas informações, podemos saber que estratégia nossos concorrentes estão usando e fazendo, tanto certo quanto errado.
3 – Não ter uma Persona bem definida
Saber com quem você está falando é fundamental. Para isso, é preciso definir sua persona, o perfil do seu cliente ideal, quem se interessa pelo produto/serviço que você oferece. Esse é um ponto crucial para a produção de conteúdo e definição de estratégias e a condução de campanhas em canais como o Facebook Ads e o Google Ads.
4 – Ignorar o Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo. Esse é um item fundamental quando se fala de exposição eficiente de marca na internet.
Ele consiste em oferecer informações relevantes ao seu público, associando ao produto/serviço que sua empresa comercializa. É uma forma interessante de construir autoridade e se tornar referência.
Você oferece conteúdo gratuitamente ao público em canais como as redes sociais, blog e e-mail marketing. Essa é uma forma de atrair a audiência e fazer com que ela perceba que você tem algo importante a dizer. É uma forma de captar leads, e, em outra etapa, converter em vendas.
Investir em Marketing de Conteúdo faz toda diferença. Ignorá-lo, também.