09 abr Os usuários do Instagram podem ser os fotógrafos da sua empresa
O Instagram já se tornou uma ferramenta importante de interação com consumidores. Por meio dela, marcas podem criar uma ligação com seguidores e histórias que estreitam o relacionamento.
Mas para algumas empresas, o aplicativo está se tornando importante por outro motivo: por ser um repositório de fotógrafos criativos. Por que então não fugir das mesmices das sessões de fotos para catálogos – de móveis até roupas e acessórios – e usar uma estratégia de crowdsourcing para que seus clientes te ajudem a inovar?
É isso que algumas delas estão fazendo. A marca de cintos EstaçãoR, por exemplo, pediu para suas seguidoras tirarem fotos de look como forma de divulgar seu produto, os acessórios ajudam a destacar qualquer look.
Com a hashtag #estacaor, ela reuniu imagens de seus produtos tirados de diversos ângulos e que acabaram se tornando um verdadeiro catálogo do que a empresa está lançando. Não satisfeitos, ainda deram destaque completo para as produções.
“A estrutura de comércio eletrônico de um site continua a mesma desde o começo da internet”, afirma Luis Sanz, cofundador da startup em entrevista para o site Mashable. “Mas a partir do momento que fazemos isso [usar fotos feitas por usuários] os resultados foram muito bons.”
Se você está pensando em fazer o mesmo com sua empresa, abaixo você confere alguns cuidados a serem tomados:
– Use hashtags para reunir todas as fotos. O objetivo é que outras pessoas possam encontrá-las facilmente. No caso do Facebook, crie um álbum específico e o atualize com frequência;
– Como qualquer estratégia de crowdsourcing, reconheça o esforço dos seus seguidores, valorizando o trabalho e talento de cada um;
– Busque criatividade e inovação nessas fotos. Inspire outras pessoas, mas também busque inspiração para se tornar uma empresa disruptiva.