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O que não fazer no Instagram

O que não fazer no Instagram

 

 

Que o Instagram é uma das redes sociais mais importantes da atualidade e é fundamental na estratégia de Marketing Digital, não há dúvida. São mais de um bilhão de usuários nos quatro cantos do planeta. É uma plataforma que oferece ótimas possibilidades quando o assunto é engajamento entre público e marca.

 

Porém, há detalhes que não devem ser ignorados. Além de conhecer como o Instagram funciona, é importante evitar erros simples e que podem atrapalhar o desempenho do negócio nessa rede. Para que sua empresa tenha sucesso no Insta, destacamos nesse post o que não deve ser feito por lá.

 

1- Não incluir link no perfil 

 

Ter o endereço do seu site ou blog é fundamental, porque é nessa área que o usuário pode clicar. o Instagram ainda não permite que sejam incluídos endereços clicáveis nos posts. O visitante ou cliente teria que decorar o endereço da sua página, entrar no buscador e acessar… não é legal, né?! Tudo o que dá trabalho deve ser repensado.

 

2- Manter o perfil privado

 

Outro erro básico. Essa regra é pertinente para perfis pessoais, afinal, você pode selecionar quem vai ver suas publicações. Nos negócios, porém, a lógica é diferente. Deixar o perfil público facilita para que um número maior de pessoas vejam, comentem e compartilhem o conteúdo criado para a empresa.

 

3- Usar fotos repetidas

 

As pessoas vão deixar de seguir se perceberem que a empresa/negócio repete publicações com frequência. Há casos específicos, como promoções ou produtos que voltaram ao estoque, por exemplo, porém, a experiência do usuário é prejudicada com a repetição. Faça variações do mesmo tema quando houver necessidade: cores, fontes, ângulos de imagens… quem segue seu perfil quer receber informações úteis, conteúdo relevante, e, em alguma medida, entretenimento.

 

4- Demorar para responder os comentários

 

Um erro clássico. Isso passa a sensação de que você “ignora” quem interage com a sua marca no Instagram. Aproveite a oportunidade para aumentar o engajamento: agradeça pelos compartilhamentos, responda aos comentários e seja solícito.

 

5 – Se importar mais com quantidade do que com a qualidade

 

Com as mudanças recentes no algoritmo no Instagram, o alcance das postagem foi reduzido drasticamente. Ao invés de fazer cinco ou seis postagens por dia, é necessário ser relevante e entregar valor a quem te segue. Elabore e publique conteúdo estratégico, com fotos, vídeos e posts de qualidade.

 

 

 

6- Usar mal as hashtags

 

Recursos presentes também no Twitter e Facebook, as hashtags são importantes para chegar ao público do seu negócio. Você pode usar até 30 por post, mas, o ideal é ter bom senso. Pesquise e observe quais delas são mais usadas por quem poderia se interessar por  seu produto/serviço. Outras dicas importantes: não seja genérico (usando palavras comuns, porém, sem impacto quando o assunto é fechar vendas), inclua sua localização (o público precisa saber onde você está), observe quais a concorrência tem publicado e utilize ferramentas específicas e gratuitas, como o buscador de hashtags do site Postcron (https://postcron.com/pt/blog/landings/buscador-de-hashtags/)

 

7 – Não ter metas definidas

 

O que você planeja para o perfil da sua empresa/negócio no Instagram? Se você não sabe como responder essa pergunta, há alguma coisa errada. Comece fazendo um planejamento de posts e responda o seguinte: isso vai me ajudar a alcançar a meta que estabeleci? O planejamento garante que você publique conteúdo de qualidade e de forma constante.

 

Sobre as metas, coloque no papel e, depois de um tempo, observe se está no caminho de alcançá-las. Pode ser aumentar o número de seguidores ou ampliar o tráfego para uma página de vendas, por exemplo. O importante é acompanhar o desempenho e fazer do Instagram um canal importante para o seu negócio.