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Marketing e vendas: quais as suas diferenças?

Marketing e vendas: quais as suas diferenças?

Para muitas pessoas os conceitos de marketing e vendas não são bem esclarecidos, causando confusão. Existem pessoas que acreditam que este dois conceitos são os mesmos, no entanto, hoje vamos esclarecer para vocês.

Apesar de marketing e vendas não serem a mesma coisa, eles têm o mesmo propósito sendo vitais para qualquer empresa seja ela de qual porte for. É impossível realizar as vendas sem o marketing e claro, o marketing sem as vendas, ou seja, os dois se completam andando sempre juntos. Quando estes dois estão bem alinhados o crescimento da sua empresa é garantido, por isso os dois são tão importantes.

Tanto o marketing quanto as vendas cuidam das necessidades de cada cliente e devem buscar os melhores caminhos e formas para suprir essas necessidades solucionando os conflitos de formas ágil e simples.

O marketing consiste em um conjunto de ações planejadas que ocorrem antes das vendas objetivando atrair a atenção do seus clientes em potencial. Já as vendas é o momento de tratar diretamente com o cliente que foi afetado pelas as ações de marketing da sua empresa, sendo primordial que aquele que for realizar a venda esteja perfeitamente alinhado com a equipe de marketing da sua empresa para criar a fidelização deste cliente.

Portanto, o objetivo do Marketing é despertar os desejos do cliente por meio de eventos, promoções, divulgações e prepará-lo para o primeiro contato com a equipe de vendas. Quando o planejamento de marketing é bem desenvolvido e executado, ocorre um aumento expressivo nas vendas.

É importante saber que o primeiro passo para um bom planejamento de marketing é a compreensão de quem são os seus clientes em potencial e consequentemente o mercado em que a sua empresa está inserida. É imprescindível ter uma visão parecida com a do seu cliente. Isso é feito a partir de um estudo de mercado. Lembrando que o objetivo do marketing é gerar vendas e que os dois devem caminhar juntas.

A principal diferença entre os dois é que o marketing trabalha pensando no futuro da empresa, desenvolvendo um trajeto para a empresa traçar até alcançar os seus objetivos; já as vendas tem que ter o foco no presente, trabalhando com eficiência nas negociações mesmo que elas demorem a ocorrer.