06 ago Como utilizar as hashtags de forma correta
Em Marketing Digital tudo é importante e faz parte da estratégia, seja a imagem escolhida para ser veiculada, a legenda que vai acompanhá-la e até mesmo as Hashtags que você vai escolher para a postagem. E é sobre as Hashtags que vamos falar hoje.
O uso das hashtag começou no Twitter como uma ideia do desenvolvedor Chris Messina, e a partir dela, em 2009 a rede social começou a transformá em link para outras páginas qualquer palavra escrita com hashtag. Em 2009, o Twitter começou a rankear as 10 hashtags mais utilizadas no momento, criando assim o Trending Topics. E assim, elas também passaram a ser utilizada em outras Redes Sociais como Instagram e Facebook, apesar de neste ultimo o seu uso não ser tão comum.
As hashtag é recurso utilizado para identificar e reunir conteúdos relacionados a um tema, sendo uma ferramenta para que o usuário encontre o que deseja de forma facilitada. Dessa forma, se um usuário procurar no Instagram pela #MarketingDigital ela irá encontrar todas as postagens que utilizaram essa hashtag. Mas para utilizá-las, você deve pensar cuidadosamente para que a sua estratégia de Marketing Digital e Inbound Marketing não sejam impactadas de forma negativa.
Escolha hashtags relacionadas ao seu negócio
O primeiro ponto que você deve pensar é sobre o nicho que a sua empresa está inserida. Não adianta colocar diversas hashtags se elas não têm nenhuma conexão com os seus serviços ou marca, aliás, se você o fizer pode causar uma péssima impressão no público, que irá sentir um grau de desespero nas suas postagens. Por isso, antes de começar a utilizar o “joguinho da velha”, faça uma pesquisa sobre as tags mais utilizadas pelas empresas que estão no mesmo seguimento que você.
Não utilize várias palavras juntas
Não utilize também várias palavras juntas, por exemplo, #bomdiacomanossaequipeagora, isso dificulta a leitura e compreensão do usuário, além de não fazer muito sentido na sua estratégia. Escolha palavras curtas e simples, e quando precisar utilizar mais de uma palavra em uma hashtag, sempre inicie uma delas com a letra maiúscula, como por exemplo #EquipeAmemComunicacao.
Não utilize uma hashtag para cada palavra
Outro erro muito cometido é utilizar uma hashtag para cada palavra, por exemplo: #bom #dia. Além de realizar muitas pausas, o que também dificulta a leitura, essas palavras também podem não ter relação com os seus serviços e estratégia.
Não utilize muitas hashtags
Por fim, como já falamos anteriormente dentro deste artigo, não utilize muitas hashtags, além de dificultar a leitura do conteúdo, elas são feitas para reunir publicações de um determinado assunto, não para descrever o conteúdo postado. Utilizar várias hashtags pode soar como oportunismo, uma vontade de se destacar e aparecer a todo custo.
Como você já deve ter percebido, nas estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing tem vários detalhes que merecem ser pensados cuidadosamente, mas nós podemos te ajudar a criar a estratégia correta. Entre em contato com a Amém Comunicação.