10 jan Certificado SSL: entenda mais sobre essa certificação
Funcionalidade, design inovador, otimização, são apenas alguns dos principais pontos que devem ser observados ao desenvolver-se um website. Mas atualmente, apenas isso não é suficiente para que o seu site seja bem rankeado pelo o Google. Agora também é fundamental investir em segurança através do Certificado SSL.
O Certificado SSL é importante para garantir a segurança de quem está navegando na web, e os navegadores de internet já estão atualizados para essa nova realidade, eles passaram a notificar aos usuários sobre a segurança das páginas. Por essa razão que hoje em nosso artigo iremos tratar sobre o Certificado SSL.
O primeiro passo é compreender o significado da sigla. SSL significa Secure Socket Layer e trata-se de um mecanismo usado para codificar informações por meio de criptografia. Esse certificado protege dados pessoais que circulam na internet. A criptografia impede que pessoas possam capturar as informações dos usuários para utilizá-los de formas ilícitas.
Para saber se um site é certificado ou não é bem simples. Ao navegar na internet repare que alguns endereços de sites iniciam-se com http e outros com https. Os sites que iniciam com https são os que obtiveram o Certificado SSL.
O que é o certificado SSL?
O SSL é um arquivo de dados desenvolvido para oferecer maior segurança ao navegante e o servidor que hospeda o site. Ao instalá-lo em um servidor, ele ativa o cadeado e o protocolo https oferecendo uma navegação mais confiável. Com este certificado, mesmo que uma pessoa seja capaz de roubar os dados, não será possível decifrar o código.
Quais os tipos de Certificados SSL?
Existem três tipos de certificação e cada uma dessas é indicada para um caso específico. As suas principais diferenças está no tipo de validação que a certificadora vai confirmar para emitir o certificado e o valor. São elas:
- OV (Validação Organizacional)
Essa certificação é considerada intermediária sendo a mais indicada para sites de empresas e e-commerces de médio porte. Ela valida o domínio e verifica informações sobre a organização.
- EV (Validação Estendida);
Essa é a certificação mais completa e para obtê-la a organização deve enviar documentos físicos. Ela mostra os dados básicos destacando o nome da empresa na URL antes do domínio. Ao lado do cadeado, a validação estendida deixa a barra de endereços do seu navegador totalmente verde. Recomendada para organizações financeiras, grandes empresas e lojas virtuais.
- DV (Validação de Domínio)
Essa é a certificação mais simples e mais conhecida. Ela é muito recomendada para pequenos sites pessoais ou blogs. Ela serve para validar o domínio e pode ser solicitada por e-mail. A certificadora verifica se quem solicitou a validação possui acesso administrativo às contas de e-mail do domínio. Existem serviços de hospedagem que oferecem esse certificado de forma gratuita.
Além de oferecer maior segurança, o Certificado SLL também impulsiona o site nos resultados de busca, sendo esse mais um bom motivo para você investir na certificação.
E o seu site, já possui o Certificado SLL? Se você deseja saber mais sobre o desenvolvimento de sites funcionais e obter a certificação, entre em contato conosco.