14 mar Briefing o que é e para que serve?
Briefing vamos te explicar o que é.
Ao contratar os serviços de uma agência é muito comum que eles falem com você sobre Briefing, porém por se tratar de um termo em inglês, muitos não sabem o seu significado e qual a importância deste documento.
Por isso, hoje preparamos este post para esclarecer o que é e como criar.
O briefing é conjunto de dados fornecidos pelo cliente contendo detalhes sobre os serviços prestados, produtos oferecidos, situação atual diante do mercado, quais os principais consumidores e concorrentes, e quais as metas da empresa.
O principal objetivo da agência ao realizar o briefing é conhecer melhor o seu cliente e entender as suas necessidades imediatas para criar a estratégia de marketing mais adequada.
Para um bom briefing as seguintes informações devem estar presente:
-
Breve histórico sobre a empresa
-
Detalhes sobre produtos e serviços
-
Quais os principais objetivos da empresa
-
Perfil do consumidor
-
Principais concorrentes
-
Atual posição da empresa diante do mercado
-
Objetivos da empresa ao contratar a agência de marketing
-
Diferenciais em relação aos concorrentes
Para um bem eficaz, forneça à agência todas as informações que julgar necessárias como, pesquisas de mercado, faturamento, ameaças, se tiver algum material de divulgação feito anteriormente também é importante mostrar, todas essas informações são importantes para criar algo de acordo com o seu perfil.
Um briefing bem organizado auxilia no momento em que a agência for produzir o seu conteúdo, pois é através dele que a equipe de criação irá se orientar e entender os seus objetivos e assim gerar maior satisfação na prestação de serviços.
Além disso, essas informações vão facilitar o relacionamento entre cliente e agência.
Agora você está pronto para fornecer um briefing perfeito para que a sua agência desenvolva a melhor estratégia de serviços para a sua empresa. Lembre-se um briefing perfeito não precisa ser extenso, mas deve conter as informações mais relevantes sobre o seu serviço.
Leia também: Público-alvo e Persona? Entenda a diferença e desenvolva a sua persona