25 set Black Friday: veja cinco dicas de Marketing para vender muito bem nessa data
Black Friday. A data que dá início às vendas natalinas nos Estados Unidos se espalhou pelo mundo e é sinônimo de grandes oportunidades de negócios para empresas e consumidores. Devido ao volume de vendas, sua importância aumenta ano a ano. A primeira edição no Brasil foi realizada em 2010. Na época, apenas 50 lojas online participaram e o lucro foi de R$3 milhões. Para continuar usando esse segmento como exemplo, a estimativa para 2019 é da geração de faturamento estimado em R$13,5 bilhões, de acordo com a principal associação do setor no Brasil.
A data – 25 de novembro – está se aproximando e o planejamento é um fator fundamental para alcançar resultados relevantes, independente se você oferece produtos / serviços em loja física ou pela internet. Nesse post, preparamos cinco dicas e ideias que a sua empresa/negócio pode desenvolver para aproveitar todo o potencial da Black Friday.
1) Informe o público:
O público precisa saber que a sua empresa vai participar da Black Friday. São muitas opções para deixá-lo ciente do que será feito nessa data. O envio de e-mail marketing para sua base de leads é uma delas. Informar com antecedência permite que o consumidor escolha os produtos/serviços com frequência, e claro, tenha o nome da sua marca em mente.
2) Invista em Mídia Paga:
Hora de “quebrar o cofrinho”: para levar suas ações de Marketing Digital mais longe, é preciso investir em mídia paga. Faça um orçamento detalhado para saber o quanto de recurso será dedicado a anúncios no Youtube, Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads. A publicação de posts patrocinados com influenciadores digitais é outra opção interessante, porém, esse ponto deve ser muito bem estudado para garantir que isso chegue ao público certo.
3) Atualize as capas das redes sociais
A proximidade dessa data pede boas fotos e artes nas redes sociais. No Facebook, especificamente, há ainda o recurso de utilizar vídeos na imagem de capa e chamar ainda mais atenção dos seguidores e público em geral.
4) Tenha um espaço dedicado no site
O site, casa da empresa na internet, merece ter um item no menu durante esse período. Um link especial que leva a todas as ofertas da Black Friday é uma ótima ação. Uma pop up de saída (janela que se abre quando o visitante coloca o mouse na direção de sair da página) também é interessante: serve como oportunidade para apresentar uma oferta irrecusável ou super desconto ao usuário.
5) Faça e publique uma Landing Page especial
As Landing Pages – páginas elaboradas com o objetivo de levar à conversão de um lead em cliente – são ótimas opções para campanhas. Caprichar no título e subtítulo – utilizando técnicas de Copywriting -, ter critério para escolher imagens que simbolizem a proposta de valor da oferta – , utilizar o gatilho mental do Senso de Urgência – um contador indicando o tempo em que aquela oferta está disponível – e elaborar um Call to Action (CTA) arrebatador são pontos que fazem a diferença.