06 maio A Importância e evolução da realização de testes no marketing digital
Cada vez mais, os profissionais de marketing são, ou pelo menos deveriam ser, guiados por dados. Por esse motivo, torna-se imprescindível a adoção de uma cultura de testes para que se possa otimizar ações de marketing, especialmente no mundo digital.
Avinash Kaushik é um dos grandes defensores de uma cultura de testes e aponta alguns motivos para a sua adoção:
– Baixo custo (testes simples podem ser realizados com pouco budget de ferramentas ou até de graça)
– Rapidez na configuração de testes (um teste com duas páginas pode ser configurado em poucos minutos)
– Controle de Riscos (testes de alto risco podem ser limitados a um público reduzido)
Entendemos que os motivos acima justificam a realização de testes, pois, na melhor das hipóteses, a descoberta será que a página/layout inicialmente planejado é capaz de converter mais que as variações testadas. Contudo, um pequeno incremento de conversões justifica tanto o investimento em plataformas de testes quanto nas horas de trabalho realizadas. Dentro disso, recentemente, a Optimizely, uma das ferramentas de teste utilizadas pela DP6, disponibilizou um e-book sobre como criar uma cultura de testes e otimização baseada em dados.
Uma das evoluções que percebemos em plataformas de testes é a capacidade de se integrar de forma cada vez mais completa com outras ferramentas, oferecendo não somente os testes em si, mas também a possibilidade de personalização de conteúdo para usuários identificados.
Uma ferramenta com esta capacidade e utilizada por nós é o Adobe Target que, quando combinado com o Adobe Analytics e/ou Adobe Audience Manager, pode oferecer a personalização de conteúdo, realizando o chamado “real time profiling”, tendendo a gerar mais conversões e mostrando mensagens mais relevantes para cada perfil de usuário.
Contudo, antes de iniciar qualquer teste, alguns pontos devem ser determinados.
O que deve ser definido antes de iniciar um teste?
Antes do inicio de qualquer teste, devem existir definições que irão ser capazes de ajudar na definição do sucesso do teste, tais como:
- metas de sucesso (que sejam quantificáveis!)
- gargalos de conversão
- hipóteses do teste
Com as informações acima, podemos iniciar qualquer bateria de testes.
Como exemplo, podemos sugerir um teste em um site que deseja obter o registro de mais pessoas em seu banco de dados para recebimento de newsletter, onde teríamos:
- Meta de sucesso
- Aumento do número de registros no banco de dados para recebimento de newsletter
- Gargalos de conversão
- Quantidade excessiva de campos solicitados para registro
- Hipóteses do teste:
a) Página original com campos (nome, sobrenome, empresa, email, RG, CPF, endereço)
b) Página com campos reduzidos (nome, email)
Para se ter uma noção da facilidade em realizar testes em cada nas ferramentas utilizadas pela DP6, seguem abaixo os links que oferecem um test drive:
Autor: Diego Felis Sales