28 mar Marketing de Experiências e a valorização da memória do consumo
A era do Marketing de Experiências, também conhecida como Era Sensorial
Marketing de Experiências coloca que o serviço prestado ou produto por si só não são mais suficientes para conquistar o cliente e se destacar da concorrência, mesmo com a garantia da melhor qualidade.
Nesta nova era, é preciso voltar sua atenção aos desejos, anseios e necessidades específicas de cada um, investindo e agregando ao que se vende o valor da experiência. É preciso despertar um sentimento no seu público, tratando-o de forma VIP e personalizada, para que ele crie uma memória daquele consumo realizado.
“As pessoas esquecerão o que você disse. Esquecerão o que você fez. Mas, nunca esquecerão o que você as fez sentir” Maya Angelou
Grandes nomes como a Disney e a Coca-Cola já fazem isso há algum tempo, ao oferecerem a realização de sonhos e felicidade, que são resultantes de boas experiências, e, atualmente, já é exigido um novo comportamento das demais marcas perante os clientes.
Todo mundo quer ser chamado pelo nome, quer ter regalias e se sentir especial. E é esse vínculo caracterizado pela exclusividade que fará com que sua marca se torne diferenciada e memorável no Marketing de Experiências.
Cada indivíduo deve ser tratado como único, e as empresas devem abolir a criação de um perfil de hábitos consolidados. Eles devem ser pensados como alguém que possui um conjunto de atitudes e vivências distintas das demais pessoas.
Pesquisas apontam que 68% das pessoas trocam de empresa pelo mal atendimento. Dessa forma, o relacionamento é fundamental, uma vez que, é a partir dele que será possível estabelecer uma conexão com o consumidor, criando o Marketing de Experiências, também um compartilhamento de ideias e valores, e gerando a possibilidade de fazer alterações e melhorias mais pontuais e direcionadas.
Para isso:
-Valorize a interação e relacionamento com o seu usuário e escute o que ele tem a dizer. Essa interação pode ser a sua chance de conquistá-lo.
-Ressalte o Marketing de Experiências e o que o produto pode te fazer sentir, ao invés do próprio produto.
-Acrescente e ofereça outros serviços que criem e relembrem a experiência a ser proporcionada.
-Transmita os valores e princípios da empresa de modo que faça o seu cliente se identificar com eles.