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Por que é importante investir em Copywriting

Por que é importante investir em Copywriting

Copywriting. Você já ouviu falar nisso? Mais do que uma palavra em inglês, ela é muito importante no mundo do Marketing Digital. Trata-se de uma técnica de comunicação persuasiva. Para simplificar, podemos definir da seguinte forma: ato de produzir textos – podem ser posts, e-mails, e-books, slogans, anúncios online ou off line, cartas de vendas, etc – com o objetivo de guiar a audiência na tomada de decisão, que, na grande maioria das vezes, é voltada para a venda de produtos ou serviços.

Vivemos em um tempo classificado como “Economia da Atenção”, conceito criado pelo economista Herbert Simon (1916-2001) ainda nos anos 1970: as pessoas estão cercadas de informações dos mais variados tipos o tempo todo, porém, para captar a atenção delas, é preciso apresentar algo relevante e que realmente faça sentido.

Você pode pensar: “O que o Marketing tem a ver com isso”? Tudo! O chamado “marketing-empurra”, em que o foco central era colocar “propaganda goela abaixo” é um modelo definitivamente superado. É necessário demonstrar como determinado produto/serviço vai resolver o problema do cliente. O Copywriting serve justamente para isso.

 

 

Os textos devem ser coerentes, ter linguagem atrativa, passar credibilidade à audiência, dosar de maneira adequada a quantidade de informações apresentadas e, claro, ser elaborado com o uso de técnicas que despertem a atenção do leitor.

De forma geral, conteúdos produzidos seguindo as técnicas de Copywriting tem o seguinte modelo: Chama a atenção, identifica o problema, apresenta a solução, mostra as credenciais do produto/serviço, apresenta os benefícios, mostra a prova social (pessoas que compraram o produto/serviço apresentado), faz a oferta, apresenta garantias, usa o sentimento de escassez (“últimas 24 horas” / “são só mais 10 no estoque”) e, finalmente, faz a chamada para a ação (“Ligue agora para 0000” / “Envie um email para compreagora@…).

Um dos principais elementos do Copywriting é o uso dos Gatilhos Mentais, mecanismos usados pelo cérebro para facilitar o processo de decisão.

Alguns desses gatilhos são a reciprocidade – a tendência humana de responder à uma ação positiva com outra ação positiva… quando alguém lhe faz uma gentileza, você normalmente pensa em retribuir, não é verdade? -, escassez – somos influenciados pela sensação de estar perto de perder algo… por isso, muitas vezes decidimos com base nesse ponto -, prova social (falamos sobre isso nos parágrafos acima… quando alguém diz que usou determinado produto/serviço e certifica que funciona, isso pode influenciar na nossa escolha) e urgência (lembra de ler um anúncio com a frase “oferta por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques…? É o tempo limitado a determinada condição especial para adquirir algo).

Copywriting é um tema vasto e importante e o objetivo nesse post era apresentá-lo de forma objetiva.

Investir em Copywriting é fundamental para se comunicar bem com o público e influenciar de forma positiva a jornada de compra do consumidor. Mais do que belas palavras, Copywriting é escolher e combinar os termos certos para cativar o consumidor!.