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Plataforma do facebook: TOPIC DATA

Plataforma Facebook Topic Data

Plataforma do facebook: TOPIC DATA

Topic Data: o novo jeito de analisar o Facebook

Em maio do ano passado o Facebook anunciou o descontinuação da sua API 1.0 e, com isso, o fim da possibilidade de fazer buscas por posts públicos e feed de notícias na rede social. Assim, não seria mais possível fazer monitoramento da plataforma como estávamos acostumados. Mas, para continuar fornecendo inteligência às organizações, o Facebook lançou uma nova forma de ter acesso a dados sobre as audiências por meio de uma tecnologia chamada Topic Data.

O serviço oferecido pela DataSift, única empresa parceira do Facebook para distribuição de dados, ficou em período de teste apenas para algumas empresas no Estados Unidos e no Reino Unido, mas há pouco tempo ficou disponível para outros mercados – o Brasil está nessa lista.

O que é o Facebook Topic Data?

O Facebook Topic Data são insights sobre marcas, produtos, eventos e quaisquer outros assuntos que as pessoas estão compartilhando em toda a base do Facebook.

Entre as informações fornecidas estão dados demográficos e quantitativos sobre o que os usuários dizem sobre marcas, produtos e demais assuntos. Dessa forma, é possível entender determinadas audiências, identificar opiniões e comportamentos baseados em insights fundamentados por  hashtags, links, engajamento, análises de assuntos e posts anônimos.

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Fonte: Divulgação do  Facebook

Para distribuir esses dados, o DataSift conta com a ajuda de ferramentas parceiras e garante que, por meio dessa tecnologia, será possível retirar 6 vezes mais insights da rede social.

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Fonte: DataSift

O gigante Facebook

No último relatório oficial lançado pelo Facebook ficou claro a penetração da rede social ao redor do mundo: são 1,5 bilhões de usuários mensais, sendo que desses, 1 bilhão acessa a plataforma diariamente. No Brasil, a pesquisa do We Are Social, confirma que a plataforma é a rede social mais acessada no país de forma isolada.

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Fonte: IDGNOW!

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Fonte: We Are Social

Para as marcas, esses números grandiosos só refletem quanto os dados provenientes da rede social são representativos para entender comportamentos, hábitos e forma de pensar. Afinal, nenhuma pesquisa de mercado teria um espaço amostral tão grande quanto esse,  ainda mais em tempo real.  Ao contrário de uma pesquisa tradicional, uma análise de dados pelo Topic Data consegue coletar diversas opiniões de forma espontânea, podendo também identificar tendências, comportamento e preferências de cada tipo de público-alvo.

O benefício por trás dos dados

O Topic Data não se apresenta como uma solução importante de negócio só só pela riqueza dos detalhes e insights provenientes da base do Facebook, mas também por ser uma forma de fácil visualização de dados e retirada de insights para se basear no momento de tomada de decisão.

Assim, o Topic Data passa a ser uma ferramenta estratégica que ajudará as organizações a:

  • Acompanhar a reputação e saúde da marca;
  • Medir share of voice em comparação com a concorrência;
  • Mapear dados sobre segmentos específicos;
  • Realizar pesquisa de mercado;
  • Fazer uma análise de receptividade;
  • Acompanhar e otimizar de campanhas;
  • Analisar o comportamento de audiências;
  • Identificar trends em audiências específicas; e
  • Gerenciar riscos.

Essa nova forma de explorar os dados do Facebook ajudará as empresas e agências a tomarem decisões baseadas em insights proveniente da maior rede social do mundo. A oportunidade de acompanhar o universo da marca por meio do Topic Data será um diferencial para essas organizações, que ganharão a chance de ser mais assertivas em suas ações, poder de previsibilidade e inovação, além de conhecimento para melhorar a experiência de seus clientes.

Fonte: Scup