Loader

Instagram Analytics

Instagram Analytics

Instagram Analytics

Instagram Analytics testa análise de audiência dos posts

O Instagram colocou em teste ferramentas para contas de marcas e empresas na rede social. Em uma dessas novas funções, o Instagram Analytics vai mostrar a análise de dados de todas os posts e dos seguidores, como idade, localização e gênero. Uma das contas de Instagram selecionadas para o período de testes deixou as imagens vazarem no blog Later.com, o que logo começou a circular na Internet.

Instagram ganha novo visual

As imagens foram capturadas antes da reformulação visual do Instagram, por isso o visual do serviço está diferente nas capturas de tela. Entretanto, é certo afirmar que esses recursos terão a mesma aparência quando forem lançados já no novo design do Instagram, com o app em preto e branco.

Instagram Analytics

Instagram Analytics

Instagram ganha novo ícone colorido e interior do app fica preto e branco (Foto: TechTudo/Melissa Cruz)

De acordo com as imagens, será possível saber como o volume total de seguidores está distribuído pelas cidades e países. Isso será um dado importante para marcas locais, por exemplo. Além de saber a porcentagem de pessoas que seguem sua conta e veem seus posts por gênero e idade.

Outro dado para acompanhar é o número de “followers” que o perfil ganhou em determinado dia e horário. Isso pode ser fundamental para entender qual post atraiu mais pessoas para o perfil e tentar estabelecer o tipo de texto ou foto mais eficiente para trabalhar.

Com as novas funções, o usuário também poderá saber quantas vezes uma foto foi visualizada, quantos usuários únicos acessaram seu conteúdo e qual a quantidade de “impressões”, ou seja, quantas vezes ela apareceu para o público do Instagram.

Quem está acostumado a trabalhar com anúncios em rede sociais sabe como esses dados são importantes na hora de divulgar algum produto ou marca. E é nisso que o Instagram está interessado, em atrair mais anúncios.

Os dados estatísticos do Instagram ainda não têm uma data para serem liberados (Reprodução/Later)
Os dados estatísticos do Instagram ainda não têm uma data para serem liberados (Reprodução/Later)

Por enquanto, as ferramentas de análises só estão disponíveis para um pequeno grupo de contas no mundo todo.  “Estamos testando novas ferramentas de negócios que vêm para Instagram em poucos meses”, disse um porta-voz do Instagram para o site TechCrunch.

Deste modo, o Instagram se aproxima do Facebook, ao aumentar a sua oferta de dados analíticos e formatos de publicidades. Como ainda não houve um anúncio oficial, não é possível saber se essas ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários ou apenas para empresas.

Via TechTudo