Como as datas comemorativas pode ajudar na sua estratégia de Marketing
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Como as datas comemorativas podem ajudar na sua estratégia de marketing?

Como as datas comemorativas podem ajudar na sua estratégia de marketing?

Você sabe o que significa a palavra “sazonal”? Essa palavra é um adjetivo que se refere ao temporário, ou seja, que tem uma época determinada para acontecer e é também uma forma de descrever determinadas datas comemorativas. Essas datas irão compor o nosso calendário anual e influenciam na sua estratégia de marketing.

Ao ser aplicada aos negócios de uma empresa, a palavra sazonal pode se referir diretamente às vendas que podem ser realizadas no período em questão e ao aumento destas. Dessa forma, quando bem exploradas, essas datas podem ser  excelentes oportunidades para que o crescimento de vendas ocorra de fato.

Porém, existem datas comemorativas para tudo, logo, na hora de definir suas ações, procure fazer um mapeamento de quais podem ser relacionadas ao seu negócio e ao seu público e crie um planejamento estratégico definindo como cada uma delas será explorada.

No Brasil, as que mais movimentam a economia são:

  1. Natal
  2. Dia das Mães
  3. Dia dos namorados
  4. Dia dos Pais
  5. Dia das Crianças

Mas não se esqueça de inovar, pensar em formas diferentes e criativas de abordar o tema, procurando fazer uma relação com o seu produto e serviço, com cuidado para não ficar forçado.

Confira outras dicas importantes para aproveitar as datas comemorativas para fortalecer sua marca:

PLANEJAMENTO

Um planejamento pode fazer toda a diferença em suas campanhas de marketing!

Isso, porque você pode aproveitar para criar campanhas grandes e elaboradas, e explorar os pontos mais relevantes de cada data. Pode também apostar em produtos ou embalagens personalizados e exclusivos para cada data.

Planejando antes, quando o momento chegar, você estará pronto para torná-lo especial para o cliente, aguçando sua vontade de comprar e criando uma experiência positiva, que será associada à sua marca.

SAIBA COM QUEM ESTÁ LIDANDO

Para qualquer estratégia de Marketing é essencial o conhecimento sobre as necessidades e anseios do seu público. Só assim, você será capaz de atendê-lo e conseguirá utilizar as nuances do dia-a-dia de seu público para surpreendê-los com uma ação ultra segmentada. Isso demonstra um nível de atenção, preocupação e personalização que são sempre muito bem vindos. Além de se tornar também muito mais eficaz, gerando melhores resultados.

Público-alvo ou Persona? Entenda a diferença e desenvolva sua persona!

Assim, se o seu público é majoritariamente masculino, você não terá grande repercussão se investir em campanhas que fogem ao interesse deles. Da mesma forma, que um público mais jovem, ligado em redes sociais e cultura pop, estará atento às novidades do mundo e em datas especiais, como a estreia de um filme ou série.

De qualquer forma, é importante conhecer bem o seu público, para encontrar as oportunidades certas, mesmo em eventos cotidianos.

IDENTIDADE

As datas comemorativas trazem consigo uma identidade visual, composta por cores, objetos, sensações, sentimentos ou palavras. Use essas características para se destacar. Entre no espírito da data!

Combine as cores da marca com a data, decore seu PDV, caracterize seus funcionários, personalize suas embalagens.

Mas não fique apenas nos espaços físicos, personalize também suas redes sociais, crie e-mails marketing com a aparência do tema proposto, prepare felicitações.

TIMING DA DATA COMEMORATIVA

O planejamento também deverá se preocupar em manter a organização para que tudo seja feita no tempo certo da data comemorativa. Fugindo da data definida apenas se essa for a intenção. Considere, nesse caso, que o fator surpresa será sempre bem recebido e também despertará a atenção.

E prepare o seu cliente com antecedência! Mostre a ele que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça-o saber que você possui o produto ou serviço que ele procura.

Também é preciso preparar a comunicação que será feita no dia, seja para anunciar promoções ou para simplesmente enviar uma mensagem de felicitação (branding). E ainda, procure enviá-la em um horário que não conflite com a enxurrada de emails e mensagens que também serão enviadas por outras empresas. Explore horários alternativos para garantir que sua seja vista!

PÓS DATA

Faça também ações de queima de estoque ou mesmo aproveite para agradecer o comparecimento a algum evento da empresa e participação desse momento com vocês. Normalmente esse tipo de ação acontece dois dias após o período comemorativo.

Assim ficará mais fácil se planejar e aproveitar as comemorações!

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